Os moinhos de vento (Sec. XVII - XVIII) estão localizados ao sul de Orciatico com uma trilha sinalizada. De sua posição, é possível desfrutar de vistas deslumbrantes. Os moinhos de água presentes na nossa área tinham um potencial reduzido, na verdade o riacho Fosce e os barris vizinhos usados para abastecimento de água tinham uma capacidade limitada e até secavam no verão. Assim nasceu a necessidade de uma forma alternativa de energia que permitisse a moagem em qualquer época do ano. Com o aumento do comércio e das trocas, a técnica para construção de moinhos de vento também chegou à Itália. Percurso feito em anél.
Fonte: Lajatico è
Data:
Local: Orciatico
Horàrio Previsto: 8:30 - 13:00
Nivél: Excursionista fácil (habituado a caminhar)
Distância: 8 km
Desnível: 115m (3,3%)
Tempo de caminhada efetiva: 3h
Local de Encontro: Estacionamento na Via della Pieve - Orciatico.
Custo de partecipação: 15€ - Pagamento no local (em dinheiro).
Guia responsável: Maurício de Curtis
A excursão se da início na cidadezinha medieval de Orciatico (sec. VII) toda construída em pedra Alberese com uma das mais belas terraças panorâmicas da Região Toscana. Passando pela cidade pegaremos uma trilha em meio a uma vegetação incontaminada e selvagem até chegarmos ao primeiro moinho, conhecido também como "Moinho Fonterossa". Continuaremos pela mesma trilha passando por um campo de lavanda até chegarmos ao segundo moinho chamado "Moinho Fornelli". Ao retorno passaremos pelo observatorio de Orciatico em meio a um bosque de coníferas e carvalhos nos levará a "Mofeta de Borboi". Um fenômeno natural de geotermia que acontece na região de Orciatico. Por fim percorreremos por uma estrada "branca" em meio as colinas de Orciatico, até chegarmos ao nosso ponto de partida.
Fonte:Comune di Lajatico; Terre di Pisa
- Reservas: As reservas são necessárias por motivos organizacionais e de seguro a terceiros (RTC), e deverão serem feitas por meio eletrônico (e-mail) ou telefônico
- Previsão máxima de 12 partecipantes. No caso de exaurimento de vagas a excursão será repetida. O mesmo serve em caso de mal tempo.
- Crianças: Habituados a caminhar.
- Cachorros: Somente se amarrados na coleira devido a presença de animais selvagens na região.
- **É obrigatório** uso de tênis fechado (de preferência da trekking) com boa aderência para evitar escorregões em pedras molhadas e folhagens durante o percurso.
- É conselhavél trazer uma capa de chuva, roupa confortavél, calças longa por causa da presença de vegetação alta em alguns pontos, binóculo, 2 litros d'água, almoço e merenda.
- **Importante** consultar os nossos Termos e Condições, e a nossa política de Privacy.
- Dúvidas e esclarecimentos entre em contato conosco. Será um prazer ajudar-los.